Notícias


Últimas horas: evite problemas com o Sped Fiscal

Contribuinte poderá enviar arquivos da EFD até o último minuto do dia, mas deve se atentar aos imprevistos para não ser penalizado

SÃO PAULO – O prazo final para a entrega dos arquivos do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) na modalidade Fiscal terminaàs 23h59 dapróxima quarta-feira (30), o que dá um prazo de aproximadamente 36 horas para a transmissão. O contribuinte deve estar atento ao limite para evitar as penalidades por atraso, considerando inclusive a possibilidade de ocorrer algum problema durante o envio de última hora.

Segundoo presidente da EasyWay, Reinaldo Mendes,o tempo médio para a trasmissão dos dados para o Fisco é de 1h30 a 2h, mas esse tempo varia de acordo com olink utilizado por cada empresa e pode chegar a até 7h em uma conexão mais lenta.

No Estado de São Paulo, conforme informado pelo diretor da IOB Soluções, José Adriano Pinto, a multa para para as empresas que não entregarem a Escrituração Fiscal Digital (EFD) no tempo determinado será de 1% do valor das operações ou prestações.

De acordo com o autor do livro “Big Brother Fiscal” – além de Expert no FinancialWeb -, Roberto Dias Duarte, o serviço prestado eletronicamente é ininterrupto e não está limitado ao horário de expediente normal das repartições públicas. Conforme apontado por órgãos públicos ao especialista,"o ambiente nacional do Sped Fiscal estará disponível para receber as EFDs até o último segundo do termo final do prazo fixado por cada administração tributária estadual para cumprimento tempestivo da referida obrigação acessória".

Até o presente momento, não foi editada qualquer norma pelo GT48 para estipular um horário limite para envio dos arquivos, o que significa estarão dentro do prazo os que forem encaminhados até o último segundo antes do dia 1º de outubro.

Leia mais:

Prazo para Sped Fiscal acaba em 15 dias; confira dicas

Sped Fiscal – Um fôlego a mais para o contribuinte

Sped Fiscal: prazo acaba em setembro; veja dicas

Sped Fiscal deve estar pronto no início de setembro, recomenda EasyWay

Cerca de 20% não entregarão Sped Fiscal em tempo

Cerca de 30% preveem mais prazo para Sped Fiscal

Sped Fiscal compromete mais as pequenas empresas

Sped Fiscal: o que muda em São Paulo com a portaria

Sped Fiscal: veja as regras para retificação em São Paulo