Notícias


Tributos: pagamento à vista é a melhor opção

PORTAL TERRA

A melhor opção para pagar o IPVA e o IPTU é em uma única parcela antes do vencimento, aproveitando o desconto que cada Estado e cidade disponibilizam nessa opção. Esta é a indicação do professor de mercado financeiro da Trevisan Escola de Negócios Alcides Leite.

Ele explica que "se a pessoa dispuser do recurso, é melhor pagar a vista, porém se esse não for o caso não vale à pena recorrer a empréstimos, porque o desconto não é suficiente para cobrir o valor dos juros que terão que ser pagos depois". Segundo ele, para estes contribuintes, a opção de pagar em parcelas é a mais interessante.

De acordo com dados da Secretaria da Fazenda de São Paulo, no ano passado 41,9% das pessoas realizaram o pagamento do IPVA em três vezes e apenas 24,9% conseguiram pagar à vista com desconto.

Em São Paulo, o IPVA 2009 poderá ser dividido em três vezes com último vencimento em março do ano que vem, sem o desconto de 3% exclusivo para quem pagar o imposto antes do vencimento.

Em outros Estados, o desconto para pagamento à vista pode ser ainda maior e também o parcelamento do tributo sem abatimento.

Redação Terra