Notícias


SPED será lançado em abril

O lançamento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) está previsto para o próximo mês. É o que afirma o vice-presidente da região centro-oeste da Fenacon e representante da entidade no grupo de trabalho do SPED, Antonino Ferreira Neves.
 
        O vice-presidente explica que o calendário foi definido após reunião realizada, na última terça-feira (04), em que foram discutidos os procedimentos finais necessários para colocação do novo sistema em prática. O SPED é um projeto que moderniza os processos de escrituração contábil, de escrituração fiscal e nota fiscal eletrônica, cuja implantação é viabilizada com a utilização do certificado digital.
 
        Entre as vantagens do SPED, destaca-se a simplificação de obrigações acessórias; agilização nos procedimentos sujeitos ao controle das administrações tributárias; redução dos custos em decorrência da dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel.
 
        O SPED será integrado aos municípios e estados brasileiros, o que facilitará a troca de informações entre os fiscos. Além disso, permitirá o cruzamento entre dados contábeis e fiscais, evitando redundância e facilitando a vida do contribuinte.