Notícias


Sped abre espaço para reforma tributária, diz consultor

FINANCIAL WEB

Luiz Paulo Ferreira, da ZipCode, acredita que a legitimidade e a transparência na arrecadação do processo vão garantir melhorias

SÃO PAULO – O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) deve aumentar o controle das obrigações tributárias, já que o projeto dificulta a sonegação fiscal. “Se todos pagarem corretamente, haverá reflexos positivos na sociedade, uma vez que o crescimento da arrecadação abre espaço para a reforma tributária e permite uma diminuição das taxas e impostos”, assegurou o consultor de Desenvolvimento de Soluções da ZipCode, Luiz Paulo Ferreira.

Ele ressalta ainda que a legitimidade e a transparência na arrecadação vão trazer melhorias tanto para as pessoas jurídicas, envolvidas diretamente nesse sistema, como para as pessoas físicas.

Conforme entrevista concedida em maio ao FinancialWeb pelo especialista Roberto Dias Duarte, autor do livro “Big Brother Fiscal – Na era do conhecimento”, os ganhos com a implantação do sistema nas companhias podem vir em duas situações: diminuição de erros e otimização do departamento responsável pela emissão de notas fiscais.

“É preciso revisar cadastro de clientes e alíquotas de tributos”, contou, explicando que, se isso estiver errado, é muito fácil de o Fisco perceber e efetuar as cobranças. “Quem fizer um trabalho direito vai ter um ganho de competitividade muito grande. Quem fizer só por obrigação, vai ter prejuízo”, resumira.

Ainda segundo estudos realizados pela Deloitte, no meio do ano sobre os impactos do Sped no Brasil, 62% das empresas respondentes acreditam que haverá redução da sonegação fiscal e a melhora diante da visão de mercado.

“As empresas, especialmente de setores sensíveis à sonegação, veem o processo de forma positiva, pois acreditam que o Sped vai permitir uma competição mais justa”, explicara, à época,Carolina Velloso Verginelli, gerente da área de Consultoria Tributária da companhia.

Leia mais:

Consistência de dados no Sped preocupa 34% das empresas

Sped: forma de implantação define lucro ou prejuízo