Notícias


Serra Gaúcha celebra o Dia Mundial do Pão

Logomarca do veículo

Padarias irão distribuir produtos a entidades sociais de municípios da região; ações ocorrem simultaneamente nas cidades gaúchas de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Carlos Barbosa

Da ASN/RS

Caxias do Sul – Micro e pequenas empresas do setor de panificação da Serra Gaúcha realizam nesta quinta-feira (16) uma série de ações para celebrar o Dia Mundial do Pão, que é comemorado junto ao Dia Mundial da Alimentação. As ações ocorrem em Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Carlos Barbosa e envolvem empresas que participam do Projeto Pólo Regional de Panificadoras da Serra.

O projeto tem apoio do Comitê de Desenvolvimento das Padarias e Confeitarias (Codepan) Serra Gaúcha e tem ações impulsionadas pelo Sebrae no Rio Grande do Sul e por parceiros. O grupo programou a distribuição de 5 mil produtos de panificação a entidades assistenciais da região e de cerca de 10 mil pães aos consumidores. Todos os produtos estarão em embalagens de papel que contam a história do Dia Mundial do Pão.

A gestora do Projeto Pólo Regional de Panificadoras da Serra Gaúcha, Fabiana Zin, destaca a iniciativa das empresas da Serra que se aliaram a outras três regiões do estado (Metropolitana, Sul e vales do Taquari e do Rio Pardo) na iniciativa que busca, além de produzir uma ação social, chamar a atenção dos consumidores para a qualidade dos produtos das empresas.

Algumas panificadoras, ressalta Fabiana, também irão realizar festivais de pães. Segundo ela, as ações também têm por objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância do pão na alimentação diária das pessoas como fonte de saúde e energia.

De acordo com a consultora do Sebrae, Rejane Turcatel, o grupo de empresas definiu que 11 entidades assistenciais, sendo seis em Caxias do Sul, três em Bento Gonçalves e duas em Carlos Barbosa, serão contempladas com pães doados pelas panificadoras. “Ficará a critério de cada panificadora definir o número de pães doados e as entidades que irão receber os produtos”, afirma.

Os consumidores, explica Rejane, poderão apreciar o alimento em diferentes formatos e sabores. Ela lembra que no próximo dia 25 de outubro será realizado o baile dos panificadores da Serra Gaúcha para celebrar a data. A festa ocorre no Clube União Forquetense, Distrito de Forqueta, em Caxias do Sul, com estimativa de público de 500 pessoas.

Segundo o proprietário da Panificadora e Doceria Rio Branco, Pedro Ciro Mantovani, de Caxias do Sul, a data é muito importante para os panificadores e, como tal, deve ser comemorada com boas ações. “O pão tem uma história milenar e está presente no cotidiano das pessoas”, afirma. De acordo com Mantovani, o seu estabelecimento fará doação de 250 pães à creche Irmã Maria Angélica, que atende crianças carentes do bairro Pio X.

O Pólo Regional de Panificadoras da Serra, em atuação desde janeiro de 2007, conta com dois grupos setoriais (um em Caxias do Sul e um em Bento Gonçalves), que contemplam empresas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Antônio Prado, Garibaldi e Carlos Barbosa, totalizando cerca de 48 empreendimentos.

O objetivo é integrar, desenvolver e fortalecer o setor de panificação e confeitaria, tendo em vista a qualificação do setor. Por meio de núcleos setoriais, que reúnem empresas de um mesmo segmento, é possível entrar em contato direto com outras empresas, buscar soluções comuns para questões que, sozinho, o empresário teria dificuldades em resolver.

O Codepan Serra é impulsionado por meio de uma parceria entre o Sebrae, Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipan), Sindicato da Indústria do Trigo do Rio Grande do Sul (Sinditrigo) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS).

Além do Codepan Serra, existem mais três grupos no estado: Codepan Metropolitana, Codepan Sul e Codepan Vale do Taquari. Também são parceiros dos quatro comitês o Moinho Estrela, a Farinha de Trigo Roseflor, a Nordeste Alimentos, o Sindicato das Indústrias de Alimentação, a Irani Papel e Embalagem, o Moinho Taquariense e as Farinhas & Massas Orquídea.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae no RS – (51) 3216-5165 ou (51) 3216-5182
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Sebrae Serra – (54) 3215-5069