Logo Leandro e CIA

Prazo de entrega da Rais começa nesta quinta-feira

Publicado em:

G1 o portal de notícias da Globo

Empregadores têm até 27 de março para apresentarem documento.
Rais funciona como um censo anual do mercado formal de trabalho.

O prazo de apresentação da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que é uma declaração que funciona como um censo anual do mercado de trabalho formal, começa nesta quinta-feira (15) e se estende até o dia 27 de março, lembrou hoje o Ministério do Trabalho.

 

O documento deve ser apresentado pelos proprietários de todos os estabelecimentos urbanos e rurais. O programa gerador da declaração da Rais (GDRAIS) já está disponível na internet.

Rais

Segundo o Ministério do Trabalho, é possível obter, com a Rais, informações sobre o tipo de vínculo, remuneração, grau de instrução, data de nascimento e nacionalidade dos trabalhadores.

 

Em relação aos estabelecimentos, a Rais possibilita a obtenção de dados sobre o tipo de atividade econômica, a variação nos diferentes setores da economia e o tamanho das empresas. 

Quem deve declarar

A entrega da Rais é obrigatória para todos os estabelecimentos em território nacional: inscritos no CNPJ, com ou sem empregados; todos os empregadores, conforme definidos na CLT; pessoas jurídicas de direito privado; empresas individuais, inclusive as que não possuem empregados,

 

Também é obrigatória para cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas; empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos ou profissionais liberais); órgãos da administração direta e indireta dos governos federal, estadual ou municipal; condomínios e sociedades civis; empregadores rurais pessoas físicas; e filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas a pessoas jurídicas domiciliadas no exterior.

 

Leia  mais notícias de Economia e Negócios

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos lhe ajudar hoje?
%d blogueiros gostam disto: