Notícias


Novo programa da declaração do Imposto de Renda aperta o cerco a profissionais liberais

O Globo

SÃO PAULO – A Receita Federal já colocou em teste o programa para a declaração do Imposto de Renda 2009. O software está disponível para download no site do órgão, no endereço www.receita.fazenda.gov.br. A nova versão intensifica a fiscalização sobre os profissionais liberais, além de também possibilitar o preenchimento da declaração final de espólio (documento de prestação de contas de contribuintes mortos).

Antes, a declaração final de espólio devia ser feita através de um programa específico para esse fim.

– A opção pode causar certa confusão. O preenchimento do documento só deve ser feito nos casos em que a decisão final da Justiça sobre a partilha de bens já tenha saído – afirma Valdir Amorim, consultor de IR da IOB.

Enquanto isso não ocorre, a prestação de contas deve ser feita através da própria declaração do IR, no campo reservado ao espólio.

Outra novidade da versão é a criação de um código específico para profissionais liberais, como engenheiros e arquitetos, para preenchimento do campo de pagamentos e doações efetuados.

– Muitos acabavam não informando esses gastos. Agora, a Receita poderá cruzar os dados informados pela fonte pagadora com os do trabalhador que recebeu pelo serviço – fala Amorim. Ano que vem, também haverá um campo para a declaração de doações para campanhas políticas.

O contribuinte poderá opinar sobre o novo software enviando sugestões e críticas ao email [email protected] até o dia 28 deste mês.