Mercado faz ajuste e dólar avança com poucos negócios
Publicado em:

Fonte: Reuters News
O dólar opera em alta nesta sexta-feira de poucos negócios, se ajustando ao comportamento dos mercados externos que abriram na véspera, enquanto o Brasil curtia o feriado da Proclamação da República. Às 15h13, a divisa operava em alta de 0,58%, a R$ 1,744.
O avanço da moeda no mercado doméstico refletia o ajuste feito por operadores depois da queda das bolsas norte-americanas na quinta. A valorização do dólar no mercado externo na véspera também justificava o ajuste.
Segundo Gerson de Nobrega, gerente de tesouraria do Banco Alfa de Investimento, o mercado ainda está atento à turbulência no mercado de crédito e acredita que a crise das hipotecas de alto risco ainda pode afetar a economia.
"O pessoal está avaliando se o mercado imobiliário ainda pode trazer alguns resultados piores para as instituições financeiras", disse.
Nobrega ainda citou o mercado europeu, que operava em queda, e a divulgação do índice da produção industrial norte-americana, que será dilvulgado às 12h15 (horário de Brasília), como alguns fatores que podem influenciar o mercado de câmbio doméstico.
Mas ele realçou que, com a sessão comprimida entre o feriado e o fim de semana, o mercado deve ter pouca movimentação, se mantendo "bem comportado".
O Banco Central realizou um leilão de compra de dólares no mercado à vista e a moeda norte-americana manteve a alta depois da operação.
A autoridade monetária definiu taxa de corte em R$ 1,7439. Operadores relataram que pelo menos três propostas foram aceitas.