Notícias


IRPJ deve ser entregue até sexta-feira

FOLHAweb

Contagem regressiva para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ-2012), referente ao ano-calendário de 2011. Todas as empresas, com exceção daquelas inseridas no Simples Nacional, têm até a próxima sexta-feira, dia 29, para cumprir a obrigação através do site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Até ontem, o órgão não havia divulgado o montante de empresas que já entregaram as declarações.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Assessoramento (Sescap-Londrina), Marcelo Esquiante, a declaração já faz parte da rotina dos escritórios de contabilidade e é vista com tranquilidade pelos empreendedores. ”Ela é mais complexa e detalhada, mas não deveremos ter problemas este ano”, comentou ele.

Porém, a DIPJ deve ser feita com extremo cuidado pelas empresas para evitar problemas futuros com a Receita. O cuidado pode evitar, por exemplo, a aplicação de multas desnecessárias.

O especialista em gestão tributária-fiscal da empresaa de software contábil Alterdata, Mauro Moraes, ressaltou que o nível de cruzamento de informações do Governo está cada vez mais detalhado. ”A digitalização destas informações começou em 2007 e vem aumentando ao longo dos anos. Vai chegar um ponto que todas as empresas estarão ligadas a este processo direta ou indiretamente.”

Moraes explica ainda que algumas questões devem demorar para ser emplacadas no País, como a mudança nas emissões da nota fiscal tradicional para a nota fiscal eletrônica. ”A dificuldade é muito grande, envolve uma questão cultural e não apenas a área tributária fiscal. Porém, o Governo está cada vez mais conectando todas as ferramentas que tem disponível”, avaliou.

Quem atrasar a entrega da declaração está sujeito a multas que podem chegar a R$ 5 mil mensais, segundo o especialista. Além disso, a Receita ainda poderá cobrar uma multa no valor de R$ 20 para cada grupo de dez informações incorretas ou omitidas pelo contribuinte.

Victor Lopes
Reportagem Local