Notícias


INSS convoca 15 mil para refazer perícia de auxílio-doença

Folha Online

da Folha Online

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está convocando, por carta, mais 15.566 trabalhadores que recebem auxílio-doença há dois anos e que precisam passar por nova perícia médica. Os beneficiários –que têm prazo de auxílio expirando em fevereiro– devem agendar nova perícia.

Nos seis lotes anteriores foram convocados cerca de 130 mil beneficiários que tiveram a concessão do auxílio-doença a partir de agosto de 2005 e deveriam ser reavaliados após dois anos.

Na carta, os segurados são informados da necessidade de agendar nova perícia médica no prazo de dez dias, contados a partir da data de recebimento. Quem receber a correspondência e não agendar, ou deixar de comparecer à perícia, terá o benefício cessado. No momento do agendamento, o benefício fica automaticamente prorrogado até a data da perícia.

Nos casos mais graves, em que, mesmo após dois anos de licença, o segurado está hospitalizado ou impedido de se locomover, a perícia deve ser agendada normalmente, mas um representante legal da pessoa deve comparecer ao posto da Previdência para comunicar a impossibilidade do segurado e solicitar que a perícia seja realizada no local em que o beneficiário estiver.