Logo Leandro e CIA

Estímulos nos EUA têm efeitos colaterais no Brasil, diz Meirelles

Publicado em:

Portal Terra

As medidas para impulsionar a economia dos Estados Unidos estão tendo "efeitos colaterais" no Brasil, afirmou o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, nesta segunda-feira. "Não há dúvidas de que a situação dos Estados Unidos é uma situação complexa, difícil", disse durante evento em São Paulo. Políticas monetárias superafrouxadas são "um remédio que tem refluxos colaterias intensos e efeitos colaterais que são sentidos nas regiões do mundo, no Brasil particularmente, mas não apenas nele".

O Federal Reserve (FED, o banco central americano) sinalizou recentemente que pode vir a injetar mais liquidez na economia norte-americana. Isso pode afetar os mercados emergentes, já que os investidores usam dólares captados a baixos custos em outros países para aplicar em investimentos de mais risco e maior rentabilidade.

"O processo de fluxo é preocupante e a formação de bolhas a qualquer momento é preocupante", acrescentou Meirelles. O câmbio deve ser um dos principais assuntos na reunião do G20 na Coreia do Sul no fim desta semana.

Reuters News
Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos lhe ajudar hoje?
%d blogueiros gostam disto: