Notícias


Cerca de 10 mil ainda não enviaram o Sped Fiscal

Número representa total de estabelecimentos – lembrando que cada empresa possui, pela média, pouco menos de dois

SÃO PAULO – Cerca de 10 milestabelecimentos ainda não enviaram sua Escrituração Fiscal Digital (EFD) – um dos três braços que compõem o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O status se baseia em informações encaminhadas pela Receita Federal do Brasil comparadas a dados apresentados por especialistas.

De acordo com informações oficiais do Fisco, até a última sexta-feira (25), 9.318 estabelecimentos, em um universo de 25 mil obrigados, haviam transmitido os arquivos.

Contudo,dados veiculados na Comunidade Sped Brasil, criada pela Aliz Inteligência Sustentável e que possui mais de mil participantes, apontam quequase 15 mil estabelecimentos haviam enviado a documentação até as 11h desta quarta-feira (30). O número partiu de um dos moderadores da comunidade, que utilizou dados da Receita como fonte oficial.

Cada empresa possui, em média, pouco menos de dois estabelecimentos. A transmissão das informações pode demorar até sete horas, conforme especialistas.

O prazo para transmissão sem incidência de multa acaba às 23h59 desta quarta. A multa por atraso, no Estado de São Paulo, é de 1% sobre o valor das operações ou prestações.

Leia mais:

Preenchimento do Sped Fiscal pode demorar até 7 horas

Cartilha: principais dúvidas (e respostas) sobre Sped

Prazo para Sped Fiscal acaba em 15 dias; confira dicas

Sped Fiscal deve estar pronto no início de setembro, recomenda EasyWay

Sped Fiscal: o que muda em São Paulo com a portaria

Sped Fiscal: veja as regras para retificação em São Paulo