Notícias


Brasil está pronto para voltar a crescer, diz Economist

JB ONLINE

Portal Terra

SÃO PAULO – Uma reportagem da edição eletrônica da revista Economist, nesta quinta-feira, aponta que o Brasil, apesar de ter sido um dos últimos países a sentir os efeitos da crise internacional, deve ser um dos primeiros a voltar a crescer.

No texto, intitulado "Ready to Roll Again" (Pronto para Crescer Novamente, em tradução livre), a publicação aponta que muitos analistas apostam que o país já está crescendo novamente e deve retornar a uma expansão anual do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5% a 4%.

Para a revista, a queda de 0,8% do PIB brasileiro no primeiro trimestre, em relação ao anterior, foi menor que o esperado e cita os cortes de juros, o sistema financeiro saudável, a demanda doméstica e o dinamismo do comércio exterior como trunfos do país para ter apenas uma "breve recessão".

No entanto, a reportagem da Economist aponta alguns problemas, como a apreciação do real ante o dólar; a perda de atratividade dos fundos de investimento para a poupança, com a redução da taxa básica de juros, e o risco de um surto inflacionário, derivado da indexação.

Mesmo com as deficiências, a reportagem destaca que o Brasil está experimentando uma aposta no longo prazo em diversos setores, como o de crédito imobiliário. O texto cita a decisão do Bradesco de oferecer financiamentos de até 30 anos "algo que seria impensável há pouco tempo".