Notícias


Atitudes que podem diminuir a mordida do leão

FISCOSoft

Quando chega a reta final de mais um ano, as festas tomam conta de toda a nossa atenção, e as preocupações principais traduzem-se nos presentes, nas comemorações, nas confraternizações etc.

Mas é preciso lembrar que para o Imposto de Renda da pessoa física o final do ano é de extrema importância quando se fala em diminuir o imposto a pagar no ano seguinte, pois as atitudes que diminuirão o IR a pagar na declaração de 2011, devem ser tomadas agora, até 31 de dezembro de 2010.

Assim, aquele tratamento dentário que está agendado para janeiro de 2011, se puder ser feito e pago até 31.12.2010, reduzirá o IR a pagar já na declaração de abril do ano que vem, enquanto que se o tratamento e o pagamento forem realizados em 2011, somente na declaração de 2012 veremos os benefícios fiscais. O mesmo vale para despesas médicas, com fisioterapia, psicólogos, dentre outros, em conformidade com a legislação.

Outra atitude que deve ser tomada agora se refere a doações para fins de incentivos fiscais. Doações para os Fundos da Criança e do Adolescente, bem assim para a atividade audiovisual e cultural, devem ser efetivamente realizados ainda em 2010, sob pena de não poderem ser aproveitados na declaração de 2011.

Contribuições para planos de previdência privada, inclusive os chamados "PGBL" também podem diminuir a mordida do leão em 2011, caso sejam pagas até o último dia do ano de 2010.

Atente-se, contudo, que todas essas dicas somente valem para quem entrega a declaração do IR no modelo completo – quem utiliza o modelo simplificado não faz jus a essas deduções.