Notícias


Advogados e contabilistas mostram benefícios da certificação digital

Home - Convergência Digital

Nesta terça-feira (04)o 6° CertForum, em Brasília, contará com a presença de advogados, que apresentarão as experiências e benefícios da implementação da certificação digital no meio profissional de Direito. Um dos participantes da mesa de diálogo será o advogado Leonardo Palhares, da empresa Almeida Advogados. Ele apresentará as experiências que tem vivido com a certificação digital, tanto no seu próprio dia-a-dia quanto no cotidiano dos clientes.

Palhares informou que os processos de certificação digital tem representado redução de custos com ganho de segurança das informações. "Cada vez mais as rotinas jurídicas têm se incorporado ao mundo digital. Já se acumulam as manifestações judiciais neste sentido e o poder judiciário já vem se adequando aos sistemas eletrônicos. As perspectivas são excelentes e a certificação digital deve ganhar cada vez mais espaço no cenário jurídico", destacou.

Para ele, participar do 6º CertForum significa o acelerado processo de consolidação da certificação digital. "É o mundo jurídico, tradicionalmente formal e sisudo, incorporando o meio digital em tendência irreversível".

Contabilidade 

Já na quarta-feira (05)o evento contará com uma mesa de diálogo para os profissionais da área de contabilidade. Para falar sobre a demanda setorial está confirmada a participação do diretor de Tecnologia e Negócios da Fenacon, Carlos Roberto Victorino, e do empresário de contabilidade e administrador, Homero Rutkowski.

Será apresentado e comentado por ambos como está o processo de implementação da certificação digital nas empresas de contabilidade, qual a importância e os benefícios de tal implementação e ainda o que será possível fazer, em um futuro próximo, com relação a certificação digital no desempenho profissional dos contabilistas.

Segundo Rutkowski, em sua empresa, a maior utilização do certificado digital é na interatividade com o fisco federal. "Os documentos contábeis e fiscais gerados a partir da nota fiscal eletrônica, escrituração fiscal digital e escrituração contábil digital, vem revolucionando o ambiente contábil de todas as empresas do pais".

No 6º CertForum, Rutkowski pretende mostrar a evolução do uso da certificação digital no cenário contábil nacional, bem como, o progresso dos contabilistas na utilização de meios digitais ao invés do uso do papel. "Nossa categoria profissional é a primeira a utilizar a certificação digital diretamente na carteira de identidade expedida pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade)", lembrou.

Já Victorino disse que em sua empresa o uso do certificado digital é constante. "O que estamos fazendo neste momento é um trabalho junto aos nossos clientes para que todos tenham certificado digital, mostrando a eficácia da ferramenta, vantagens e benefícios. Pode-se dizer que ganhamos em agilidade nos processos e na satisfação do cliente".

Ele ainda destacou que atualmente está em fase de aderência dos sistemas da empresa com os sistemas utilizados pelos clientes para que possam gerar as informações necessárias do Sistema de Público de Escrituração Digital (SPED). Na sexta edição do CertForum, Victorino apresentará os benefícios e aplicativos disponibilizados com a certificação digital junto ao segmento contábil, em especial na Central Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita Federal com apresentação de cases.

Fonte: Assessoria de Imprensa do ITI.