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Contabilidade – Factoring (fomento mercantil)

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As empresas de fomento mercantil (factoring) são uma fonte alternativa de recursos para as empresas que, por qualquer motivo, não têm acesso às linhas de crédito convencionais ou, simplesmente, não estão dispostas a enfrentar os obstáculos burocráticos comuns nas instituições financeiras.

A “faturização” consiste, em sua forma genuína, na venda de carteira ou parte dela, derivada de faturamento a prazo de uma empresa. Essa venda é efetuada com a condição de o comprador arcar com todos os gastos necessários à cobrança, bem como com todo o risco por eventuais inadimplências dos clientes.

Exemplo

Consideremos que a empresa “B” vendeu para uma empresa de factoring uma carteira de duplicatas no valor de R$ 100.000,00 e recebeu por essa venda a quantia de R$ 92.000,00.

Neste caso, teríamos os seguintes lançamentos:

D – Bancos Conta Movimento (AC)

R$ 92.000,00

D – Despesas de Faturização (CR)

R$ 8.000,00

C – Duplicatas a Receber (AC)

R$ 100.000,00

Por sua vez, a empresa de factoring adquirente das duplicatas registrará o valor dos títulos no seu Ativo Circulante pelo valor facial da carteira, em contrapartida à conta de disponibilidade, pelo valor pago, e à de receita, pela diferença entre o valor facial e o valor pago, efetuando-se os seguintes lançamentos contábeis:

D – Duplicatas a Receber (AC)

R$ 100.000,00

C – Bancos Conta Movimento (AC)

R$ 92.000,00

C – Receita de Faturização (CR)

R$ 8.000,00

AC = Ativo Circulante

CR = Conta de Resultado

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