Notícias


“Valor Adicionado” começa ser implementado em Santa Catarina

Notícias Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina

O auditório do Deinfra em Florianópolis será o local escolhido paraa realização da primeira reunião do Grupo de Acompanhamento e Apuração do Valor Adicionado (GAAVA), nesta quarta-feira (18), a partir das 10 horas, com a finalidade de repassar aos integrantes os novos procedimentos e cronograma de trabalho do "VA" (Valor Adicionado). O desenvolvimento e implementação desta nova sistemática de apuração são de responsabilidade da Gerência de Sistemas e Informações Tributárias (Gesit), integrante da Diretoria da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda.

O objetivo deste projeto é automatizar, via Sistema de Administração Tributária (SAT), todo o processo de apuração do "VA" catarinense na Internet, fornecendo a todos os municípios catarinenses ferramentas modernas, ágeis e de baixo custo administrativo para o acompanhamento on-line na fixação dos Índices de Participação dos Municípios (IPM) no produto do ICMS/SC.

O primeiro passo para a automatização do processo foi a criação de malha fina, constituída de 10 filtros, aplicada nas declarações apresentadas pelas empresas relativas ao movimento econômico realizado em 2010, facilitando a auditoria específica nas inconsistências das informações prestadas por 2.200 estabelecimentos e 4.000 documentos fiscais de Produtor Primário. Técnicos da Secretaria da Fazenda, FECAM e Associações de Municípios estarão participando deste encontro.