Notícias


Uso de cartão de crédito é tema de evento

Logomarca do veículo

Congresso em São Paulo prossegue até a sexta (29) e Sebrae destaca importância de pequena empresa utilizar esse meio de pagamento

Regina Xeyla

Brasília – Cartões de crédito: do começo ao futuro. Esse é o tema central da quarta edição do C4 – Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, que acontece até a sexta-feira (29) no Hotel Transamérica em São Paulo. Este ano o evento traz 40% a mais de conteúdo em relação às edições anteriores. Entre eles, a divulgação de duas pesquisas inéditas sobre hábitos de consumo.

A programação está diferenciada e vai contemplar os principais assuntos em destaque nos meios eletrônicos de pagamento e crédito ao consumidor. "A principal novidade será o debate de assuntos que antes eram tendências e que agora são realidade para o setor", diz o sócio-diretor da Partner Conhecimento e promotor do Congresso C4, Álvaro Musa. "Por exemplo, os pagamentos via celular e as parcerias dos players de cartões com as redes de telefonia já são realidade e nós estaremos discutindo com eles o sucesso dessas operações", completa.

Entre os principais assuntos abordados estão: Bandeiras após IPOs; Convívio entre Celular, Cartão e POS; Inclusão dos "sem cartão" no mercado de meios eletrônicos de pagamento; Uso Consciente do Crédito; e a Bolha do Crédito ao Consumidor. Além desses, formam a linha de temas-chave nas palestras o movimento dos varejistas e bancos na conversão de cartões private labels em híbridos, regulamentação do setor de cartões, fidelização, sustentabilidade, seguros, entre outros.

Os temas são debatidos, simultaneamente, em quatro espaços diferentes, por cerca de 100 especialistas que trazem aos congressistas exemplos de histórias de sucesso do dia-a-dia do mercado de meios eletrônicos de pagamento e crédito. "Com todas essas inovações, esperamos um público de mais de duas mil pessoas ao longo de três dias de trabalho. Até agora, já verificamos um crescimento de 30% na efetivação de inscrições no C4 em relação ao mesmo período de 2007", destaca Musa.

Pequenas empresas

Embora, atualmente, apenas 27,24% dos 10.247.971 empresários de microempreendimentos existentes no Brasil admitam que usam cartão de crédito, contra 72,76% que não usam, o segmento tem seu espaço garantido nas discussões do C4. Isso porque, devido à importância do mercado de meios eletrônicos de pagamento para o aumento da competitividade da micro e pequena empresa, o Sebrae tem acompanhado atentamente a evolução dessa tendência.

Na quarta-feira (27), o Sebrae promoveu dentro do C4, um conjunto de palestras no espaço Momento Sebrae. "Foram apresentadas ações regionais que têm proporcionado a aproximação do segmento das micro e pequenas empresas ao mercado de meios eletrônicos de pagamento", explica o analista da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae André Dantas.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 e 2107-9362