Logo Leandro e CIA

Trabalhadores com menos de 1 salário mínimo são recorde em 2005

Publicado em:

Fonte: INVERTIA

Cerca de 2,876 milhões de trabalhadores brasileiros ganharam em 2005 uma remuneração mensal menor do que os R$ 300 do atual salário mínimo, informou o jornal Folha de S.Paulo . O contingente representou no ano 14,5% da população ocupada, a maior porcentagem desde que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelos dados, iniciou a nova Pesquisa Mensal de Emprego, em 2002.

Em 2003, os trabalhadores que ganhavam menos que o mínimo eram 11,9% do total, e em 2004, 13,8%.

O dado contraria os números de 2005 comemorados pelo governo: queda do desemprego para 9,8%, o menor patamar da série, e crescimento de 2% na renda, maior expansão desde 1997. Para o IBGE, a explicação para a alta na quantidade de trabalhadores que recebem menos do que R$ 300 está no mercado de trabalho informal.

Segundo o instituto, a informalidade continua crescendo nas vagas de menor remuneração. “Embora exista uma recuperação das camadas mais favorecidas, que têm emprego com carteira, a parcela de baixa renda ainda sofre com a sub-remuneração”, afirmou o gerente da pesquisa, Cimar Azeredo, à Folha.

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos lhe ajudar hoje?
%d blogueiros gostam disto: