Notícias


Supersimples – Possibilidade de crédito de ICMS

FISCOSoft

Em virtude das alterações promovidas pela Lei Complementar nº 128/2008, passou a ser possível a transferência de crédito de ICMS pela ME e pela EPP, desde que observadas algumas condições.

Assim, para fatos geradores ocorridos a partir de 1º.01.2009, as pessoas jurídicas e aquelas a elas equiparadas pela legislação tributária, não optantes pelo Simples Nacional, terão direito a crédito correspondente ao ICMS incidente sobre as suas aquisições de mercadorias de microempresa ou empresa de pequeno porte, optante pelo Simples Nacional, desde que destinadas à comercialização ou industrialização e observado, como limite, o ICMS efetivamente devido no regime unificado em relação a essas aquisições.

Ressalte-se que o crédito somente é admitido quando o adquirente não for optante pelo Simples Nacional e adquira as mercadorias para industrialização e comercialização.

Essa é uma, das inúmeras alterações promovidas pela Lei Complementar nº 128/2008, que corrigiu várias imperfeições do regime unificado.
 
Para tratar dessa e das inúmeras outras alterações válidas desde 1º de janeiro de 2009, a FISCOSoft promove nos dias 20, 22 e 27 de janeiro o Curso Prático: Simples Nacional – Regras Gerais e Últimas Alterações, onde serão abordadas não só as regras gerais desse regime, como também as importantes alterações trazidas pela Lei Complementar nº 128 de 2008.
 
Mais informações e inscrições, acesse www.fiscosoft.com.br/cursos.