Notícias


Site Paraíba Cultural será lançado no Festival Nacional de Artes

Logomarca do veículo

Portal pretende facilitar a articulação entre os artistas e profissionais do setor de cultura da Paraíba

Arthur Lins

João Pessoa – No intuito de se fazer conhecer a produção e os profissionais ligados ao setor de cultura na Paraíba, será lançado durante o XII Fenart, que acontece de 18 a 26 de abril no Espaço Cultural, em João Pessoa (PB), o portal ‘Paraíba Cultural’ (www.paraibacultural.com). O interessado poderá se cadastrar via internet e ter acesso ao seu espaço online para modificações e atualização de seu portfólio e serviços oferecidos.

“A idéia é facilitar o processo de articulação entre produtores e agentes culturais do Estado. O portal em funcionamento prestará de forma gratuita um serviço de divulgação de novos produtos culturais do artista cadastrado, além de servir como terminal de consulta para quem deseja trabalhar com os profissionais paraibanos, em suas diversas vertentes e modalidades”, explica Maisa Duarte, gestora do Projeto de Cultura do Sebrae na Paraíba.

O lançamento acontecerá no sábado (19), a partir das 16h no estande do Sebrae dentro do Fenart. Segundo Maisa, além das atividades mais centrais e de destaque na produção artística, a exemplo de atores, fotógrafos, diretores de cinema e teatro, escritores e músicos, profissionais que trabalham mais na parte operacional também podem se inscrever.

“Acreditamos que uma cena cultural desenvolvida precisa contar com bons profissionais que dê suporte técnico às produções, a exemplo de maquinistas, holds, eletricistas e outras funções essenciais para a concretização de alguns projetos do setor”, ressalta. São parceiros do projeto: Sebrae, Sest, Senat, Sesc, UFPB, Fiep, Gabinete Cultural de Fubá, Governo do Estado, Centro Cultural do Banco do Nordeste e Funjope.

XII Fenart

Falta menos de uma semana para o público de João Pessoa conferir as atrações artísticas que farão parte do XII Festival Nacional de Artes (Fenart) e um dos maiores eventos de difusão cultural realizado no Nordeste. O evento começa nesta sexta-feira (18), com o show de Arnaldo Antunes acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba, e se encerra no dia 26 com a cantora Elza Soares.

São nove dias de intensa programação, com shows musicais, espetáculos de dança e teatro, exibição de filmes, exposição de artes plásticas e cultura popular, além de debates e oficinas variadas e o Seminário de Cena Contemporânea, tudo sendo realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego.

O XII Fenart é promovido pelo governo do Estado, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado, mais o Ministério da Cultura, Banco do Brasil, Banco Real, Caixa Econômica Federal e Oi e apoio do Sebrae, Havaianas, Gráfica Santa Marta, Ramos Transportes, Zenitram e Cerâmica Elizabeth. Mais informações e programação completa pelo site www.fenart.pb.gov.br.