Notícias


Serviço gratuito auxilia empresas na DIPJ

Termina em outubro o prazo que as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real e imunes ou isentas têm para entregar a DIPJ – DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES ECONÔMICO-FISCAIS DA PESSOA JURÍDICA 2009, cujas informações referem-se ao ano-calendário de 2008.

Trata-se de uma das mais importantes obrigações a serem enviadas ao fisco federal, e abrange uma série de informações importantes. Além das dificuldades próprias da DIPJ, esse ano o contribuinte deve se atentar ainda sobre a opção ou não ao RTT – Regime Tributário de Transição – que tem o condão de neutralizar os efeitos tributários gerados pelas novas práticas contábeis promovidas pela Lei nº 11.638 de 2007 e pela Lei nº 11.941 de 2009.

Pensando nas especificidades e nas novidades introduzidas ano-a-ano que a FISCOSoft Editora disponibiliza, gratuitamente em sua página na Internet, um serviço exclusivo de busca às respostas dadas pela Receita Federal aos questionamentos mais freqüentes das pessoas jurídicas, reunidas na DIPJ/2009 – Perguntas e Respostas.

"Estamos apenas indo ao encontro de novos padrões de relacionamento entre as empresas e o FISCO" explica Paschoal Naddeo, diretor da editora especializada em informações fiscais e legais, referindo-se ao fato de que a DIPJ só pode ser transmitida através da Internet, por meio do programa Receitanet disponível no site da Receita Federal do Brasil (http://www.receita.fazenda.gov.br/).

São cerca de 900 respostas às dúvidas mais freqüentes, disponíveis através de um sistema de busca inteligente. As perguntas e respostas podem ser acessadas por meio de palavras e expressões ou localizadas por títulos e subtítulos de assuntos. Na página também é possível consultar as instruções para o correto preenchimento da Declaração.

É bom ficar atento ao prazo final de entrega, pois a multa mínima aplicada pelo atraso ou falta de entrega da DIPJ é de R$ 500,00 (quinhentos reais). A data final para a entrega é 16 de outubro de 2009. A recepção da declaração será feita até as 23h59min59s, horário de Brasília.

O serviço de busca às Perguntas e Respostas da DIPJ 2009 está disponível no endereço www.fiscosoft.com.br/dipj2009.