Logo Leandro e CIA

Seminários sobre comércio eletrônico percorrem o Brasil

Publicado em:

Camara-e.net, Correios e Sebrae fazem seminários para inserir micro e pequenas empresas no comércio eletrônico

Do Sebrae Pernambuco

Recife – Nesta terça-feira (24), será realizada no Recife mais uma etapa do ciclo nacional de seminários Comércio Eletrônico para a Micro, Pequena e Média Empresa. O evento é organizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e Sebrae.

O ciclo começou no dia 6 de março e já percorreu seis cidades brasileiras: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis. Em Recife, serão palestras e cursos gratuitos realizados no auditório do Sebrae, na Ilha da Retiro.

Depois de Recife, o ciclo de seminários segue para Fortaleza, última cidade programada para receber o evento. Além de traçar o panorama sobre o atual momento do comércio eletrônico no Brasil, são abordados na programação temas como: qualificação das lojas virtuais, os meios de pagamento na internet, marketing e comparação de preços na rede, links patrocinados e prospecção de clientes com marketing direto.

As apresentações serão feitas por representantes do Sebrae, camara-e.net e Correios, além de Google, BuscaPé, Visanet e e-bit, empresas que também apóiam o projeto. A expectativa dos organizadores é contar com uma média de 150 empresários por seminário.

De acordo com a camara-e.net, além de contribuir para o crescimento do mercado em Pernambuco, os seminários vão dar a dimensão de alguns números específicos do Estado no comércio eletrônico.

Um relatório divulgado pela empresa de marketing on line e-bit no início deste ano, o Web Shoppers, considera que o número de compradores on line deverá chegar a 10 milhões até o final de 2007, o que representa um aumento de 43% em relação ao ano passado. Com isso, as vendas devem atingir o montante de R$ 6,4 bilhões. Dados da Junta Comercial de Pernambuco indicam 221.820 empresas instaladas em Pernambuco, mais de 215 mil são empreendimentos de pequeno porte.

O relatório aponta a comodidade e a velocidade como os principais fatores que levam as pessoas ao comércio eletrônico. De acordo com a analista do Sebrae Pernambuco Ângela Miki, é muito importante que as micro e pequenas empresas desenvolvam negócios e oportunidades de comunicação pela internet. “Hoje em dia, uma boa empresa não é a maior e sim a mais veloz e a ferramenta online contribui para a agilidade dos serviços”, explica Ângela Miki.

Sobre a camara-e.net

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, fundada em 7 de maio de 2001, é a principal entidade multi-setorial da Economia Digital no Brasil e América Latina voltada ao negócio eletrônico como fator estratégico de desenvolvimento econômico sustentável no século XXI.

Sua missão é a de capacitar indivíduos e organizações para a prática segura dos negócios eletrônicos, através da geração e difusão de conhecimento de vanguarda, bem como defendendo posições de consenso frente aos principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, relacionados ao fomento das tecnologias da informação e comunicação.

Entre as principais prioridades da camara-e.net está a formulação e proposição de políticas públicas, regulatórias e de mercado, que incentivem a produção e a universalização dos benefícios das tecnologias de informação e comunicação. Os 160 sócios da entidade representam empresas líderes dos principais setores da economia brasileira e mundial. Acesse www.camara-e.net

Sobre os Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, vinculada ao Ministério das Comunicações, está presente e atua em 5.561 municípios e em 1.128 distritos administrativos com mais de 500 habitantes, constituindo-se assim no agente da universalização dos serviços postais do País.

Os Correios se constituem numa grande empresa de logística, pois o fluxo do serviço postal funciona como uma engrenagem para receber, encaminhar e entregar cerca de 32 milhões de objetos por dia.

No setor de atendimento, funcionam 12.343 agências, 16.139 caixas de coletas, 443 mil caixas postais comunitárias, 11.447 postos de vendas de produtos e uma agência virtual, localizada no site dos Correios (www.correios.com.br ).

Na área de triagem operam 60 Centros de Tratamento; no transporte e encaminhamento, cerca de 1.500 caminhões e 22 aeronaves e, no setor de distribuição, 889 Centros de Distribuição Domiciliária, onde trabalham 52 mil carteiros, com o apoio de 14.500 motos, 21.458 bicicletas e 5.351 vans.

Diariamente, a Empresa tem o desafio logístico de captar os milhões de objetos postais, em todos os municípios brasileiros. Como organização detentora de exclusividade postal para certos serviços, prevista pela Constituição, os Correios cumprem o seu papel social ao oferecerem serviços de qualidade a toda a população.

Sobre o Sebrae

O Sebrae é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios de todo o País. Existe para apoiar os pequenos negócios desde o momento em que são apenas uma idéia, um sonho, um plano, até quando já estão em pleno funcionamento mas precisam de orientação.

Por meio de palestras, cursos e consultorias o candidato a empresário passa a ter uma idéia mais qualificada das suas oportunidades de negócio. Depois, os técnicos do Sebrae ajudam a fazer uma análise do mercado em que pretende atuar, dando suporte para que a nova empresa alcance o sucesso esperado.

O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Mas tem como prioridade a ampliação do crédito para os pequenos negócios formais e informais, e dessa forma articula junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento.

O Sebrae também luta pela diminuição da carga tributária e da burocracia e apóia os empresários na busca por acesso a tecnologia e a novos mercados. Em todo o País é possível encontrar o Sebrae. São 27 unidades e 600 postos de atendimento espalhados por todo o Brasil e também no site www.sebrae.com.br

Sobre a Visanet

Visanet (CBMP – Companhia Brasileira de Meios de Pagamentos), empresa responsável pelo relacionamento com os estabelecimentos comerciais afiliados ao Sistema Visa, líder do mercado, responsável pelas transações realizadas com cartões Visa no Brasil. Está presente em mais de um milhão de estabelecimentos, 96,5% do território nacional, e conta com cerca de 100 escritórios em todo o País.

Serviço:
Sebrae em Pernambuco – (81) 2101-8400
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 / 2107-9359

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos lhe ajudar hoje?
%d blogueiros gostam disto: