Notícias


Rodada do PIS começará amanhã

A Caixa Econômica Federal vai liberar os recursos para mais uma rodada do Programa de Integração Social (PIS) nesta semana. Amanhã, o banco entregará o dinheiro para trabalhadores nascidos em maio, que poderão retirar o abono diretamente nas agências. Os contemplados terão direito a sacar um salário mínimo (R$ 350).

A Caixa não informou a quantidade de trabalhadores contemplados nesse novo lote do PIS. Porém, desde o começo do calendário de pagamentos, em junho, cerca de sete milhões de pessoas já sacaram os recursos nas agências bancárias. Isso representa mais de 70% do total de beneficiários previstos neste exercício de pagamentos.

O índice também mostra outro dado importante para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): a quantidade de trabalhadores que sacaram o abono cresceu cerca de 20% em relação ao mesmo período do exercício anterior, em 2005.

Na próxima semana, no dia 22 de novembro, será a vez dos trabalhadores nascidos em junho terem direito de retirar o abono do Programa de Integração Social.

Para não perder o direito aos abonos, os beneficiários deverão retirar o dinheiro do benefício até 29 de junho de 2007, quando termina o prazo estipulado para o saque.

A mesma regra vale para os abonos do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), pagos pelo Banco do Brasil. O calendário 2006 do Pasep já terminou, mas cerca de 100 mil servidores ainda não foram às agências da empresa sacar o dinheiro.

Esses trabalhadores devem ir a qualquer unidade do banco e apresentar o RG e o documento com o número do programa para receber o dinheiro.

Como sacar o PIS
Para ter acesso ao dinheiro do PIS, os inscritos devem dirigir-se a uma agência da Caixa, munidos dos documentos de identidade e do programa. Além disso, é necessário cumprir alguns pré-requisitos estipulados pelo governo.

Um deles é estar cadastrado no regime do PIS há pelo menos cinco anos, além de constar da lista da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2005. Outro ponto importante é ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias com carteira assinada no ano passado, além da renda média não ter ultrapassado dois salários mínimos mensais durante o período .

Os recursos podem ser retirados diretamente nos terminais de auto-atendimento da Caixa, nas casas lotéricas e nos terminais Caixa Aqui.