Notícias


Rice e Amorim assinam memorando do etanol

A assessoria de Imprensa do Itamaraty informou que a secretária de Estado americana Condoleezza Rice e o ministro das Relações Exteriores brasileiro Celso Amorim assinaram nesta manhã o memorando de entendimento sobre biocombustíveis que permitirá a cooperação Brasil-Estados Unidos no desenvolvimento da tecnologia de etanol de celulose, a transformação do produto em uma commodity e a transferência de tecnologia para terceiros países, para que outras nações possam se agregar aos produtores do combustível.

Na agenda de Amorim estavam previstos outros três tópicos para serem tratados com Rice.

O primeiro é a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a expectativa do governo brasileiro de que seja lançada oficialmente a iniciativa. O Brasil reivindica uma cadeira permanente no Conselho de Segurança e atua em conjunto com a Alemanha, o Japão e a Índia no chamado G4.

Outro tema da agenda seria a expansão do G8 – grupo das sete economias mais desenvolvidas do mundo, mais a Rússia – para incorporação de outras economias em desenvolvimento.

O Brasil tem sido convidado para as reuniões ministeriais e de cúpula do G8 nos últimos anos, mas não faz parte ainda do grupo seleto.

O terceiro ponto é a Governança Global, tema que permitiu a Amorim defender uma fase de ajuda ao Haiti, com medidas que possam trazer à população local a percepção local de que está sendo beneficiada pela comunidade internacional.