Notícias


Receita vai fornecer número de recibo de declaração do IR pela internet

A Receita Federal irá permitir que o contribuinte faça uma consulta pela internet para ter acesso ao recibo do envio da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2007. Segundo a Receita, o sistema de consulta estará disponível na web no máximo a partir de sexta-feira (7).

O número do recibo passou a ser exigido para o envio da declaração do IR a partir deste ano. Segundo a Receita, a intenção da medida é estimular uma maior integração do contribuinte com o Fisco, para formar a cultura do contribuinte olhar o seu extrato do imposto de renda.

A exigência, incluída entre as novas regras para o IRPF divulgadas no último dia 18, gerou protestos. Isso porque o contribuinte que houvesse perdido o número do recibo teria que ir pessoalmente a uma unidade de atendimento da Receita para recuperá-lo.

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro chegou a enviar uma recomendação à Receita pedindo a suspensão da exigência. Segundo o MP, havia um temor de que a novidade provocasse uma corrida às agências da Receita, formando grandes filas. O supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, disse, no entanto, não acreditar que isso viesse acontecer. "A Receita monitora diariamente esta situação e se ocorrer providências serão tomadas”, afirmou.

De acordo com a Receita Federal, o sistema que estará disponível na internet deverá apresentar questionamentos sobre dados pessoais do contribuinte.