Notícias


Receita Federal prepara manual para quem perdeu dinheiro nas bolsas

Blog de Jamildo

POSTADO ÀS 15:23 EM 19 DE Novembro DE 2008

A secretária Nacional da Receita Federal, Lina Vieira, revelou ao Blog de Jamildo nesta terça-feira à noite, em encontro nacional dos contabilistas, que a Receita Federal prepara uma normatização especial para o Imposto de Renda de 2008/09 orientando os contribuintes nacionais que tomaram cano nas bolsas de valores nacionais, por conta do efeito marolinha.

"Vamos melhorar as informações do manual para as pessoas físicas que compraram ações e fizeram aplicações nas bolsas". Antes da crise, muitas pessoas de classe média investiram na bolsa. Vamos ensinar como calcular a média ponderada", informou.

A secretária disse que as pessoas físicas poderão abater parte dos prejuízos nas próximas declarações. "Quando tiver lucro, é possível abater", explicou.

Lina Maria Vieira – que é muito simpática para uma arrecadadora de impostos – também revelou que estão bastante avançados os estudos na Receita para transferir aos municípios o ITR, imposto territorial rural, federal hoje. "100% da arrecadação será dos municípios. Vamos dar-lhes condições de arrecadar o imposto. Faz parte do nosso trabalho de solidariedade fiscal, para ajudar os municípios. É uma das preocupações da Receita Federal. Não adianta uma União forte e os municípios fracos. Todos nós temos que ser fortes", disse.