Notícias


Receita alerta sobre envio de e-mail falso

O contribuinte jamais deve abrir ou responder e-mails supostamente enviados pela Receita Federal. Senão por outros motivos, porque a Receita não envia mensagem de correio eletrônico sem prévia anuência.

O envio desses e-mails aumentou no período que se seguiu ao da entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda. São mensagens falsas, transmitidas por quadrilhas especializadas, que tentam obter informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. No e-mail falso, os golpistas informam que constam na Receita pendências cadastrais e alertam para que elas sejam solucionadas sob pena de multa.

Para dar mais credibilidade à tentativa de fraude, as quadrilhas utilizam também nomes e timbres oficiais. Estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou a instalar programas nos computadores utilizados. Para não cair no golpe, é necessário ficar atento às seguintes recomendações: 1) não abrir arquivos anexados, pois em geral são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; 2) não acionar links para endereços da internet, mesmo que conste o nome da Secretaria da Receita Federal (SRF), ou mensagens como “clique aqui”; 3) excluir imediatamente a mensagem.