Notícias


Projeto amplia atuação de pequenas empresas nas compras públicas

De autoria do Sebrae e do governo do Espírito Santo, o projeto será apresentado em seminário que acontece nesta quinta-feira (1°), em Vitória

Dilma Tavares

Brasília – O Sebrae e o governo do Espírito Santo apresentam, nesta quinta-feira (1º), um projeto que estão desenvolvendo em conjunto com o objetivo de promover o desenvolvimento local envolvendo micro e pequenas empresas, instituições produtivas do terceiro setor e administrações publicas locais. A base do projeto é o aumento da participação dos pequenos empreendimentos nas compras governamentais.

O projeto será apresentado no ‘Seminário de Políticas para Compras Governamentais’, que começa às 8h de quinta-feira, no Cerimonial Oásis, em Vitória, capital do Estado. O evento é promovido pelo governo estadual e Sebrae no Espírito Santo. Participarão representantes dos governos federal, estadual, municipais, e de entidades de classe.

De acordo com o gerente de Políticas Públicas do Sebrae no Espírito Santo, Fernando Estevez Gadelha, o objetivo é debater e colher sugestões para o projeto. E a previsão é que, “feitos os ajustes, o trabalho seja colocado em prática dentro de 60 dias”. A intenção, disse, é que no próprio seminário seja definida uma agenda que dê continuidade às ações previstas no projeto.

“Os debates levarão em conta desde a importância da participação das micro e pequenas empresas nas licitações públicas ao resultado na manutenção e ampliação desses empreendimentos e retorno positivo que isso representa para os próprios órgãos públicos”, explicou Fernando Estevez.

No seminário, serão discutidos pontos básicos que visam facilitar a participação do segmento nas aquisições públicas, como legislação, simplificação, capacitação de compradores e fornecedores e ampliação das informações para aumentar oportunidade de acesso dos pequenos empreendimentos nessas aquisições, além da sensibilização dos envolvidos no processo. Também serão apresentadas iniciativas de sucesso na área desenvolvidas na prefeitura de Manaus (AM) e experiências do Sebrae naquele estado.

Entre os participantes estará o superintendente do Sebrae no Espírito Santo, João Felício Scárdua, e os representantes do Ministério do Planejamento, Rafael Setúbal e Vinício Rossetto. Do Sebrae Nacional, participará a consultora da Unidade de Políticas Públicas, Nair Andrade.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494
Sebrae no Espírito Santo – (27) 3041-5591