Notícias


Previdência suspendeu 360 mil benefícios, diz ministro

O Ministério da Previdência recadastrou 10 milhões dos 17 milhões de aposentados e pensionistas do País. Segundo o ministro Nelson Machado, outros 360 mil benefícios foram suspensos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Previdência iniciou em outubro de 2005 o Censo Previdenciário para atualizar os dados cadastrais de aposentados e pensionistas do INSS. A primeira etapa envolve 2,4 milhões de pessoas e terminou em abril de 2006. A segunda etapa, iniciada em março de 2006, envolve outros 14,7 milhões de aposentados e pensionistas e se encerra em julho de 2007.

De acordo com a Previdência, o objetivo do censo é atualizar a base de dados e, como conseqüência, eliminar pagamentos indevidos de benefícios. As informações dos segurados convocados são coletadas pelo banco pagador do benefício. A instituição bancária foi contratada pelo INSS para coletar e transmitir as informações dos dados cadastrais do titular do benefício, mediante a apresentação dos documentos necessários ao censo.