Notícias


Prazo para declaração de rendimentos é sexta

As empresas e pessoas físicas que fizeram pagamentos com retenção de imposto em 2005 têm até sexta-feira (24/02) para entregar a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf). O prazo é o mesmo para o envio aos trabalhadores do comprovante de rendimentos. Os dois documentos são peças indispensáveis ao trabalho de fiscalização da Receita Federal.

Segundo nota do Globo Online, os dados fornecidos pelas empresas são cruzados com os informados pelos contribuintes na declaração do IR. Além disso, sem essas informações o contribuinte fica impossibilitado de preencher e enviar a declaração do IRPF. Neste ano, o prazo de entrega começa em 1º de março e termina em 28 de abril.

As empresas do Simples e as inativas que deixarem de apresentar a Dirf pagarão multa mínima de 200 reais. Já para as demais pessoas jurídicas a penalidade é de 500 reais. A não-entrega do comprovante de rendimentos está sujeita a multa de 41,43 reais por documento. A transmissão das informações sobre retenção de imposto só pode ser feita pela página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br).