Notícias


Prazo final para entrega da DIPJ termina nesta semana

Multa mínima aplicada pelo atraso ou não envio do documento é de R$ 500

SÃO PAULO – Termina nesta semana o prazo final que as empresas tributadas com base no lucro real ou isentas têm para entregar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica 2009, com informações do ano-calendário de 2008. A data limite para o envio é 16 de outubro (sexta-feira) e a recepção do documento será feita até às 23h59min, no horário de Brasília.

Segundo informações da FISCOSoft publicadas em setembro no espaço Você Informa do FinancialWeb, é bom ficar atento ao prazo, já que a multa mínima aplicada pelo atraso ou não envio da DIPJ é de R$ 500.

Além das dificuldades que o programa para transmissão da declaração apresenta, neste ano ele conta com a possibilidade de adesão do contribuinte ao Regime Tributário de Transição (RTT). O regime é uma espécie de transição enquanto as normas contábeis pelos moldes internacionais do IFRS não entram efetivamente em vigor e será obrigatório para todas as pessoas jurídicas a partir de 2010.

Segundo Edino Garcia do Editorial IOB, que concedeu recentemente uma entrevista ao programa Modus Operandi, da Financial TV, apesar da declaração deste ano estar mais complicada, isso se dá pelo simples fato do desconhecimento do contribuinte em relação às novas regras e a tendência é de facilitação.

Confira a seguir o que já foi publicado sobre o assunto:

Modus Operandi: como declarar a DIPJ 2009 com o RTT

RTT: quem aderir não poderá voltar atrás

Especial DIPJ: opção pelo RTT deve ser feita agora

Especial DIPJ: confira as principais alterações no programa

Adesão ao RTT pode compensar mais que regime atual

DIPJ: demora na liberação de programa indica impacto do IFRS nos ganhos

Serviço gratuito auxilia empresas na DIPJ