Notícias


PIB cresce 4,3% no primeiro trimestre, diz IBGE

Fonte: Redação Terra

Com Reuters
Atualizada às 11h03

A economia brasileira cresceu 4,3% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, e sinalizou força dos investimentos. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira, a expansão frente aos últimos três meses de 2006 foi de 0,8%.

Em valores nominais, o PIB brasileiro nos três primeiros meses do ano somou R$ 596,1 bilhões, ante R$ 539,3 bilhões no mesmo período do ano passado.

"O dado do trimestre chega a 3,2% se anualizado, que é bem em linha com o PIB potencial do país e, com isso, não muda o cenário de inflação", afirmou Alexandre Lintz, estrategista-chefe do BNP Paribas Brasil.

O setor de serviços teve o melhor desempenho na comparação entre o primeiro trimestre e os últimos três meses de 2006, com avanço de 1,7%. A indústria, na mesma comparação, cresceu 0,3%, enquanto a agropecuária caiu 2,4%.

A formação bruta de capital fixo, uma medida de investimentos, cresceu 7,2% em relação a igual período do ano passado. O avanço foi explicado, principalmente, "pelo aumento da produção e da importação de máquinas e equipamentos", segundo o IBGE.

Investimento

A taxa de investimento do País ficou em 17,2% do PIB no primeiro trimestre deste ano, a mesma do primeiro trimestre de 2006.

A taxa de poupança nos primeiros três meses deste ano alcançou 17,4% do PIB, a mais alta desde o primeiro trimestre de 2004.