Notícias


PF faz operação para combater sonegação de 300 empresas do ES

da Folha Online

A Polícia Federal deflagrou hoje operação de combate à sonegação fiscal em vários Estados. Batizada de “Operação Esfinge”, a ação tem como objetivo desmantelar organização criminosa composta por mais de 300 empresas com sede no Espírito Santo e que atuam nos setores de combustíveis, importação e exportação, mineração, agropecuária e construção civil.

Durante as investigações, iniciadas em março do ano passado, policiais colheram indícios de subfaturamento de mercadorias, descaminho e lavagem de dinheiro. Em seis meses de funcionamento o grupo teria importado cerca de US$ 14 milhões por meios fraudulentos.

A organização é composta por políticos, servidores públicos, empresários e advogados e possuía ramificações nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Mato Grosso do Sul.

A operação conta com 101 policiais federais. Serão cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e diversas prisões de caráter temporário. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal do Espírito Santo.