Notícias


Petrobras anuncia a instalação de sua 12ª refinaria no RN

Fonte: Redação Terra

A Petrobras anunciou de forma oficial, na noite desta terça-feira, que sua 12ª refinaria será construída no Rio Grande do Norte. Segundo a estatal, a nova planta será destinada para a produção de gasolina e melhoria da qualidade dos demais derivados, como querosene de aviação (QAV), diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP). A unidade tem previsão para entrar em operação em 2010, informou a empresa.

Na última sexta-feira, o Estado anunciou que esperava o anúncio da instalação da refinaria, que teria investimento estimado em US$ 66 milhões. O comunicado desta terça-feira não mencionou valores.

Ainda nesta terça, disse a Petrobras, foi realizada reunião com representantes do governo do Ceará quando a petrolífera manifestou a intenção de estudar, em conjunto com o Estado, a possibilidade de instalar uma refinaria "premium", com capacidade de 300 mil barris diários de petróleo. A primeira fase desta operação, segundo a empresa, está prevista para 2014.

A estatal informou ainda que vai estudar, em conjunto com o governo cearense, os termos de um memorando de entendimentos, a ser firmado no prazo máximo de 120 dias. A Petrobras informou que o documento estabelecerá as "premissas iniciais para a atuação das partes na implementação do empreendimento".

Depois de ficar mais de 20 anos sem construir uma refinaria, a Petrobras está levantando uma unidade em Pernambuco, em parceria com a venezuelana PDVSA, com capacidade para 200 mil barris diários, e outra no Rio de Janeiro, voltada para o setor petroquímico, com capacidade de 150 mil barris diários.

Uma terceira refinaria, chamada pela empresa de premium, para produzir combustíveis de alta qualidade, com capacidade projetada de 600 mil barris diários, provavelmente será construída no Maranhão.

A possível nova unidade premium no Ceará seria a quarta grande refinaria desta fase.

Com informações da Reuters.