Notícias


Paraíba promove Feira do Empreendedor 2007

Logomarca do veículo

Evento acontece de 4 a 7 de outubro, em Campina Grande (PB); interiorização da feira tem como objetivo estimular e empreendedorismo no Estado

Brasília – Pela terceira vez, o estado da Paraíba recebe a Feira do Empreendedor. Após duas edições na capital João Pessoa, agora o Sebrae na Paraíba leva o evento à cidade de Campina Grande esta semana no período de 4 a 7 de outubro, como mais uma estratégia para interiorização de conhecimentos empresariais e oportunidades de negócios.

A Feira do Empreendedor em Campina Grande acontecerá no Parque do Povo. O evento estará dividido em 10 salões temáticos, reunirá 150 expositores e vai dispor de 8,65 mil vagas para palestras, oficinas e minicursos. O Sebrae/PB espera a presença de cerca de 30 mil visitantes em quatro dias de feira.

O gerente de Atendimento Individual do Sebrae/PB, Elinaldo Macedo, acredita na importância da interiorização da Feira para estimular o empreendedorismo na Paraíba. “Campina Grande é a segunda cidade do Estado, com uma população de cerca de 400 mil pessoas e uma enorme importância econômica”, ressalta. “A indústria paraibana nasceu em Campina Grande e, além disso, o município congrega várias microrregiões econômicas”, assinala.

Em dez salões, os empresários e empreendedores terão acesso às áreas de Atendimento Individual, Têxtil e Confecções, Calçados e Afins, Tecnologia da Informação, Inovação Tecnológica, Artesanato, Oportunidade de Negócios, Turismo e Cultura, Agronegócios e Educação Empreendedora.

A Feira do Empreendedor em Campina Grande também receberá eventos paralelos: Seminário Paraibano de Apicultura e Meliponicultura; Seminário de Flores; Fórum de Design; Encontro de Beleza; Encontro de Psicultura e o Seminário para o Radialista. “A presença desses eventos na Feira reforça a atuação que o Sebrae/PB desenvolve em algumas áreas”, explica Elinaldo.

Outra atração da Feira paraibana ficará por conta das chamadas palestras máster. O vice-presidente da República, José Alencar, falará sobre sua experiência empresarial à frente da Coteminas. Edson Moura, diretor-presidente das Baterias Moura, também fará um relato de seu trabalho empreendedor. O humorista paraibano Shaolin, de Campina Grande, ex-empresário, fará uma exposição com humor sobre Negócio da Coisa.

O gerente de Atendimento Individual do Nacional, Enio Pinto, participará da Feira do Empreendedor em Campina Grande. Ele dividirá uma das palestras máster com Tiago Aguiar, vencedor do programa ‘O Aprendiz – O Sócio’. O tema será De Empreteco a Sócio de Roberto Justus.

Estudantes de jornalismo

A Feira da Paraíba inova na comunicação. O evento contará com um canal de televisão em circuito fechado. O canal exibirá um boletim diário sobre a Feira, que também terá notícias em seu site (www.feiradoempreendedor.com.br).

A grande inovação ficará por conta da presença de um grupo de cinco estudantes de jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Eles foram selecionados pela Universidade e irão produzir o Cata-Vento, boletim especial com base em casos de sucesso de empresários de Campina Grande.

Desde o dia 10 de setembro, os estudantes estão envolvidos com o Sebrae. “No futuro esses jovens serão formadores de opinião. Nossa idéia é fazer com que tenham contato com o tema do empreendedorismo”, explica Renata Câmara, gerente de Comunicação e Marketing do Sebrae/PB. “Além de ganharem uma experiência importante para seus currículos, terão uma nova visão do mercado”, diz.

Clara Marinho, de 21 anos, estudante do terceiro ano de Jornalismo, elogia a experiência com a Feira do Empreendedor. “Trabalhamos com profissionais bastante qualificados e temos a possibilidade de conhecer a estrutura do Sebrae. Aprendemos o jornalismo de uma forma diferenciada, do ponto de vista da comunicação empresarial”, afirma.

A futura jornalista se diz empolgada em colher os relatos de empreendedores de Campina Grande. “As histórias que temos ouvido são injeções de ânimo para quem quer ser empreendedor”, relata. “Fiquei impressionada com o caso de uma família que começou vendendo coco em uma feira e hoje é dona de um dos maiores supermercados de Campina Grande”, revela.

E Clara acrescenta: “gostei também de ouvir uma empresária que mudou de vida depois de assistir a uma palestra do Sebrae sobre avicultura. Ela trabalhava em um restaurante sete dias por semana e se dizia estressada porque não arrumava tempo para nada. Mudou de ramo, tornou-se uma das maiores produtoras de aves da cidade e agora leva uma vida bem menos estressada”.

Depois de ter passado por seis cidades brasileiras desde maio, a Feira do Empreendedor chegará a mais cinco municípios até o fim de 2007. A Feira ainda irá a Salvador (BA) e Volta Redonda (RJ), no mesmo período, de 8 a 11 de novembro; a São Luís (MA), de 22 a 25 de novembro; e a Macapá (AP), de 24 de novembro a 2 de dezembro.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 e (61) 2107-9359/9362
Sebrae/PB – (83) 3218-1000
Site da Feira do Empreendedor na Paraíba –
www.feiradoempreendedor.com.br