Notícias


Optante do Simples tem que entregar DSPJ neste mês

As micro e pequenas empresas que optaram pelo Simples (Sistema Simplificado de Tributação) têm até o dia 31 deste mês para entregar a Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ). Para este ano, a expectativa da Receita Federal é de que cerca de 2,5 milhões de optantes entreguem a declaração em todo o país. As empresas devem ter muito cuidado no preenchimento da declaração, para evitar a necessidade de prestar esclarecimentos ao Fisco, informou o jornal O Estado do Maranhão.

No formulário, as organizações precisam prestar contas à Receita Federal e confirmar os dados cadastrais e informações como faturamento, tributos e percentuais recolhidos, saldo de caixa, saldo de estoque e rendimentos atribuídos aos sócios.

Preencher a declaração não é algo novo. A questão é que depois da informatização da Receita Federal, todas as informações incluídas na DSPJ são cruzadas com outros dados prestados. Com isso, a empresa deve ter muito cuidado para que os dados não tenham diferenças que levem à necessidade de prestação de esclarecimentos.

“Esse é o momento de refletir sobre o que será preenchido, sem esquecer o que já foi inserido em outras declarações acessórias que devem ser entregues ao leão”, afirma o contabilista e professor universitário Paulo Henrique Vaz da Silva. Especialista no assunto, ele ressalta que empresários e contadores devem ter o máximo de atenção na hora do preenchimento. 
<!–
–>