Notícias


No último dia para declarar IR, é bom ter um plano B

SÃO PAULO – O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda se encerra nesta segunda-feira (30). Como acontece todos os anos, muitos contribuintes deixaram para a última hora para prestar as contas com o leão.

De acordo com a Receita Federal, o preenchimento da declaração pela web acomodou as pessoas, que acabam prorrogando o cumprimento dessa obrigação até o último momento. Esse é o seu caso?

Congestionamento

Com tanta gente acessando o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ao mesmo tempo, muitos contribuintes correm o risco de encontrar a página congestionada e não conseguir declarar o seu imposto.

O que fazer então, se o prazo está se esgotando? Quem planeja esperar que a maioria dos contribuintes envie a sua declaração, para só no final da noite tentar a sua vez, deve mudar de idéia. É que a autorização para envio pela internet será encerrada às 20 horas.

Plano B

A única alternativa é esquecer a internet e tentar duas das opções restantes: a declaração por meio de disquete ou formulário. Mas é preciso se planejar, porque o horário de entrega dessas duas modalidades de envio é outro.

Caso opte pelo disquete, o contribuinte precisa baixar o programa também no portal da Receita, preencher os campos solicitados e gravá-lo no disquete. Feito isso, basta entregá-lo em alguma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. O horário varia de acordo com a localidade. Em São Paulo, por exemplo, é das 10h às 16h.

Já para o contribuinte que preferir declarar pelo formulário, o horário de entrega nos Correios muda de agência para agência. Algumas vão até 16h e outras até 22h (em shoppings de São Paulo).

Nunca é demais lembrar, contudo, que quem obteve rendimento superior a R$ 100 mil não pode optar por essa forma de envio.