Notícias


Microempresa não consegue pagar o Simples

As empresas que aderiram ao SuperSimples, regime simplificado de arrecadação, estão com dificuldades para baixar as guias de pagamento do portal da Receita Federal. “Estou com dificuldade de acessar o site e gerar a guia. O sistema está sobrecarregado. No meu escritório, tenho de baixar o documento para algo como 100 empresas e só fiz isso para 20% delas. O vencimento para pagamento de julho termina dia 15 (amanhã)”, reclama o contador Edson Jordão, proprietário da Fórum Contábil Escritório de Contabilidade.

De acordo com José Félix de Souza, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Pernambuco (Sescap-PE), a reclamação é generalizada no País. Souza explica que antes do SuperSimples, as empresas não precisavam acessar ao portal da Receita. O programa com o antigo documento de arrecadação ficava disponível nos computadores das firmas ou então as empresas preenchiam com base num formulário impresso.

Com o congestionamento, o processo se torna lento e muitas vezes ocorre erro. O receio é que as empresas não consigam efetuar o recolhimento. Segundo o superintendente-adjunto da Receita, Aluízio Ferreira, como o sistema é novo estão acontecendo alguns problemas de informática, que estão sendo corrigidos. Ferreira também atribui o congestionamento ao hábito do contribuinte de deixar tudo para a última hora.