Mercado aquecido para futuros contabilistas
Publicado em:

O ESTADO DE S.PAULO
A adequação da contabilidade brasileira aos padrões internacionais e a intensificação da abertura de capital das empresas indicam uma nova realidade para quem atua ou planeja ingressar na área contábil.
Segundo os especialistas, o segmento sofrerá uma explosão na demanda de profissionais, em resposta às necessidades de informação para a tomada de decisões nos negócios internacionais, tendo em vista a crescente globalização da economia.
“Sairá na frente quem tiver a qualificação para atender aos requisitos, entre eles domínio do idioma inglês e conhecimento do novo padrão internacional de práticas contábeis”, destaca Ronaldo Fróes, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), entre outros aspectos.
Felizmente, a visão que se tinha do contador de uma figura que só cuida da burocracia fiscal, para atender ao governo está acabando. “Ele cria ferramentas importantes para o plano de gestão das empresas, garantindo a sua sustentabilidade num mercado cada vez mais competitivo”, diz Elaine Varella, sócia da Trevisan Outsourcing. Por isso, é importante que tenha a noção da nova dimensão da profissão e se atualize para ter sucesso na carreira.
INÍCIO PROMISSOR
O número de ofertas de estágio para o curso de Ciências Contábeis cresceu 11% no Estado de São Paulo, comparando o período entre janeiro e maio do ano passado com o mesmo período em 2008. Na capital, o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) está com 40 vagas em aberto para estudantes desse curso. Inscrições pelo site www.ciee.org.br.