Notícias


Mantega admite possibilidade de correção da tabela do IR

Fonte: INVERTIA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta quarta-feira que o governo estuda uma correção na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física. A proposta foi feita pelo relator do Orçamento de 2007, senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

“Existe um interesse de negociar uma correção”, afirmou o ministro após reunião com empresários em São Paulo. No entanto, Mantega se recusou a dar detalhes sobre qual será o índice de correção. “Depende de outras concessões, mas é possível que o mecanismo seja aprovado”, completou.

A afirmação contradiz o que o próprio ministro havia indicado anteriormente. Mantega havia declarado que a correção da tabela do IR não era uma prioridade do governo, empenhado em reduzir os impostos para estimular investimentos. A declaração também vai contra uma fala do secretário-adjunto da Receita Federal, Ricardo Pinheiro, que afirmou que a correção estaria fora do pacote tributário que está sendo estudado pelo governo.

O relator do Orçamento havia anunciado há duas semanas a proposta de reajuste de 10% para a tabela em duas etapas, uma em 2007 e outra em 2008. A Receita Federal calcula que uma nova correção nesse patamar custaria em torno de R$ 3 bilhões.