Notícias


Mais de 14 milhões têm apenas 2 semanas para declarar IR

Até esta sexta-feira (13/4) Receita Federal recebeu 9,15 milhões de declarações

A pouco mais de duas semanas para o término do prazo a Receita Federal ainda espera a declaração de 14,35 milhões de contribuintes. O período de entrega começou em 1º de março e termina dia 30 deste mês.

Dados divulgados nesta sexta-feira (13/4) pelo supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, mostram que até o momento 9,15 milhões fizeram a declaração – volume 6% superior ao registrado em igual período do ano passado.

O supervisor alerta as pessoas para que não deixem para declarar na última hora. "A cultura do brasileiro é deixar para cumprir suas obrigações no limite do prazo. E isso tem acontecido sempre com a declaração do Imposto de Renda", comenta Adir.

Em 2006, quase metade dos 22 milhões de contribuintes que fizeram a declaração deixou para transmiti-la nos últimos dias. "Houve uma média de 1,5 milhão de declarações por dia na última semana", lembra.

Adir esclarece que, apesar de o sistema da Receita ter capacidade para receber até 3 milhões de documentos por dia, aqueles que deixarem para declarar mais adiante podem enfrentar problemas para transmitir a declaração.

"Há vários fatores que devem ser considerados no uso da internet, como a capacidade do provedor e o congestionamento da rede, principalmente quando há milhões de pessoas tentando acessar um mesmo endereço", adverte Adir.

Além da internet, o contribuinte pode entregar a declaração em disquete, nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica, e formulário, nos Correios. Deve declarar quem teve em 2006 rendimentos tributáveis superiores a R$ 14.992,32.

Assessoria de imprensa da SRF