Logo Leandro e CIA

Mais de 13 mil contribuintes caíram na malha fina; saiba o que fazer para resolver a pendência e receber a restituição

Publicado em:

g1 – Economia

 

Segundo especialistas, alguns casos podem ser resolvidos pelos canais disponilizados pela Receita Federal, com retificações das informações.

Quando abre o prazo para acertar as contas com o ‘leão’, se faltar alguma informação o pagamento da restituição pode não ser liberado. Se após o envio das declarações do imposto de renda o contribuinte cair na chamada malha fina, é preciso atualizar as informações pedidas. Mais de 13,5 mil tocantinenses ficaram nessa situação neste ano.

O professor Erivelton da Silva Santos costuma pedir para um especialista fazer o envio da declaração para a Receita Federal. Mas, neste ano, acabou caindo na malha fina e teve que especificar informações para poder ser incluído nos próximos lotes.

“Nunca fiz por conta própria, me sinto mis seguro fazendo com um contador. Nesse ano a minha declaração não foi processada ainda. Pela primeira vez, a Receita Federal pediu que eu comprovasse uma despesa”, disse o professor.

O número de pessoas que caíram na malha fina no Tocantins em 2023 é 500% maior que no ano passado, segundo dados da Receita.

“Você identifica acessando o E-CAC, que é aquela caixa postal da Receita Federal que todo mundo tem ou o próprio aplicativo meu Imposto de Renda. Diante do motivo, você ainda consegue fazer uma correção da declaração do imposto de renda. Tudo isso é feito de forma online, não precisa vir à Receita”, explicou Ricardo Wagner Magalhães , delegado da Receita Federal no Tocantins.

Quase 240 mil declarações foram entregues no estado, sendo 28% delas no modo pre-preenchido com as atualizações do sistema. Quem encontrou o status de ‘não processada’, deve identificar o que aconteceu com as informações repassadas, informou a contatora Ana Paula Guimarães.

“Oriento entrar e verificar o que aconteceu. Possivelmente uma pendência de informação que pode ser resolvida com uma retificação. Ou em algumas situações infelizmente tem que aguardar para fazer a solicitação de antecipação de malha”, explicou.

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos lhe ajudar hoje?