Notícias


Lula zera imposto sobre equipamentos de TV digital

Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reduziu a zero a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), tendo como alvo os equipamentos destinados à televisão digital. O decreto que reduz o IPI foi publicado nesta terça-feira no "Diário Oficial da União".

Na lista de equipamentos beneficiados estão moduladores, transmissores digitais, codificadores, geradores de sinais, roteadores e amplificadores.

A desoneração visa facilitar a implantação da TV digital no Brasil. O início das transmissões em São Paulo está previsto para 2 de dezembro deste ano.

O set-top box, decodificador que receberá o sinal tanto para TVs analógicas quanto digitais, chega às lojas entre este e o próximo mês. Seu preço segue nebuloso –governo e indústria divulgam cifras diferentes, oscilando o custo de prateleira de R$ 200 a R$ 800.

Segundo o Ministério das Comunicações, o sinal analógico será cortado até 2016, e daí em diante só haverá transmissão digital. Ou seja, todos brasileiros precisarão trocar de aparelho ou comprar um conversor até essa data, ou ficarão sem ver TV.