Notícias


Livros contábeis são substituídos por sistema digital

W News

São Paulo, 14 de maio de 2008 – Depois da substituição da Nota Fiscal de papel pelo meio eletrônico agora é a vez de a escrituração contábil entrar na era digital. Entrou em operação o Sped Contábil (Sistema Público de Escrituração Digital) lançado pela Receita Federal.

Pelo novo sistema, os livros Diário e Razão em papel serão substituídos pelos assinados digitalmente. A Receita Federal promete liberar em breve para download o Programa Validador e Assinador (PVA), que irá possibilitar a assinatura digital e transmissão do arquivo para o ambiente Sped.

Os arquivos também estarão disponíveis para as Juntas Comerciais com as informações necessárias para a sua autenticação.

Projeto Sped

Instituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o projeto do Sped foi criado para melhorar a relação entre fisco e contribuinte.

Segundo a Receita Federal, o novo modelo reduz custos administrativos, incentivando a formalidade. Permite ainda, melhora no controle tributário e, por meio do cruzamento de informações, auxilia no combate à sonegação.

<!–