Notícias


Inadimplência de empresas brasileiras sobe 27% de janeiro a maio, diz Serasa

UOL ECONOMIA

SÃO PAULO – A inadimplência das empresas brasileiras cresceu 27% no acumulado de janeiro a maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou hoje a Serasa Experian, com base em seu Indicador de Inadimplência Pessoa Jurídica.

O levantamento sinaliza, apesar do avanço, uma desaceleração da inadimplência, dado que no primeiro trimestre foi registrado um crescimento de 33,1% e, no acumulado de janeiro a abril, uma alta de 28,3% em bases anuais.

Segundo os analistas da companhia, no entanto, o indicador evidencia que as empresas brasileiras ainda enfrentam muitas dificuldades: "a recessão nos países desenvolvidos, que prejudica as exportações; a queda nos preços das commodities, com efeitos no agronegócio; e a ruptura dos fluxos financeiros, impactando no financiamento da atividade e dos investimentos empresariais."

Na comparação com mês anterior, a inadimplência das empresas de maio mostrou aumento de 7,2%, justificado pelos analistas pelo maior número de dias úteis em abril.

A Serasa informou ainda que, nos cinco primeiros meses do ano, os títulos protestados se destacaram no ranking de inadimplência, representando 41,3% do indicador. Em seguida ficaram os cheques sem fundos, com 39,3%, e as dívidas com bancos, com 19,3% de representatividade.

(Vanessa Dezem | Valor Online)

#uolcelwidgets { height:8em; }
#uolcelwidgets h3 { background:#efefef;color:#000;font:bold 10px verdana;padding:3px;height:12px;display:block;margin:0;padding-left:10px; }
#uolcelwidgets .box-borda span { margin-top:3px;color:#666;margin-bottom:40px; }
#uolcelwidgets .box-borda span a { color:#666; }
#uolcelwidgets a { text-decoration:none;color:000; }
#uolcelwidgets a:hover { text-decoration:underline; }
#uolcelwidgets #uolcelular { float:left;margin-right:10px;width:214px }
#uolcelwidgets #uolcelular .box-borda { height:50px;_height:57px;border:1px solid #efefef;color:000;font:normal 10px verdana;background:url(http://img.uol.com.br/wap-ico.gif) 13px 12px no-repeat;padding:0;padding-top:9px; }
#uolcelwidgets #uolcelular .margem { padding-left:40px; }
#uolcelwidgets #widgets { float:left;width:214px }
#uolcelwidgets #widgets .box-borda { height:50px;_height:57px;border:1px solid #efefef;color:000;font:normal 10px verdana;background:url(http://img.uol.com.br/widgets-ico-menor.gif) 7px 7px no-repeat;padding:0;padding-top:9px; }
#uolcelwidgets #widgets .margem { padding-left:50px; }