Notícias


Inadimplência cai 19,86% em João Pessoa

Ir para página Inicial

Por: jean gregório

Dados do Sistema de Proteção de Crédito (SPC) registraram queda de 19,86% na inadimplência do comércio varejista de João Pessoa, em dezembro. O número de consumidores que terminaram o último mês do ano sem passar pelo SPC caiu para 4,2 mil pessoas contra mais de cinco mil (5.057), em dezembro de 2008. Em novembro de 2009, a queda na inadimplência foi mais alta e atingiu 24,9%, na capital.

Já o número de consumidores que reabilitaram o crédito e foram excluídos do SPC no último mês do ano foi menor. Enquanto em dezembro de 2009, pouco mais de 3,3 mil consumidores deixaram o sistema no mesmo período de 2008 chegou a mais de quatro mil (4.058). Ou seja, em dezembro de 2008, 718 pessoas a mais reabilitaram o crédito em relação a 2009.

O diretor do SPC em João Pessoa, Lindembergh Vieira, disse que apesar da queda da inadimplência ter sido registrado em dezembro quando a circulação, em moeda, é a maior do ano devido o pagamento do 13º salário, “os dados da exclusão mostram que faltou dinheiro para que mais consumidores, principalmente das classes C, D e E reabilitassem o crédito e voltassem a comprar no comércio no período do Natal. Quando se faz o comparativo com 2008, esse dado mostra isso, pois o pessoense na média não é mau pagador. O desemprego e a falta de condições de pagamento com certeza afetaram essa menor reabilitação do crédito e esse movimento influenciou também na taxa de crescimento em dezembro”, avaliou.

As vendas de Natal na capital, que compreende os 30 dias do último mês do ano, cresceram pouco mais de 5,2%, segundo os números do SPC. O presidente da CDL-JP, Jurandir Vasconcelos, estimava em dezembro alta de 15%, quando comparado ao ano de 2008. Para Lindembergh Vieira, essa estimativa não “era irreal e não correspondia a realidade do comércio. O comércio é muito dependente dos funcionários do setor público para o consumo.

.coord {
display:none;
}

var opened = false;

function hideAllCoordenadas() {
$j(“.coord”).css(“display”, “none”);
}

function showCoordenada(obj) {
hideAllCoordenadas();

$j(eval(obj)).parent().find(“.coord”).css(“display”, “block”);l
}

$j(document).ready(function(){
//hideAllCoordenadas();
});