Notícias


Hoje é o último dia para entregar a declaração do IR; veja o que fazer

UOL ECONOMIA

Anne Dias

Último dia para entregar a declaração dos seus bens para o Imposto de Renda. Antes de ligar o computador e baixar os programas para preencher e enviar o informe, organize-se.

“O ideal é pegar todos os recibos médicos, informes de rendimento, negociações na Bolsa de Valores, ganhos de capital e só depois começar a preencher”, afirma a contadora Meire Poza, gestora da Arbor.

O contribuinte deve ficar atento aos horários. Para quem fizer a declaração via internet, o limite encerra-se às 23h59min59s. Quem utilizar disquete deve entregar nas agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal no horário de atendimento ao público, que varia de acordo com a cidade ( em São Paulo, por exemplo, funciona até 16h). No caso de declaração via formulário, a entrega deve ser feita nas agências dos Correios, cujos horários também variam (em geral, funciona até 17h).

Se perder o prazo de entrega da declaração, o contribuinte está sujeito a uma multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

Veja aqui o passo a passo da declaração.

Poza diz que uma saída é entregar a declaração agora, ainda que faltem dados, e fazer retificação na semana que vem. “Este não é o ideal, mas é melhor do que não entregar”, afirma Poza.

Quem optar por esta alternativa corre o risco de ter de pagar imposto, quando, na verdade, poderia ter o que restituir. O alerta vem do vice-presidente do Sescon-SP (entidade que congrega as empresas de contabilidade), Márcio Massao Shimomoto.

“A única coisa que não pode ser mudada na retificação é o modelo da declaração, simplificado ou completo”, diz Shimomoto. A escolha do modelo pode fazer com que se pague mais ou menos imposto, dependendo da situação.

Poza diz que na hora de preencher a declaração, é bom ficar atento a alguns detalhes.

“Muita gente acha que imóvel vendido por menos de R$ 300 mil não precisa ser declarado. Mas não é assim”, diz ela. “Mesmo que seja um valor isento, é preciso declarar o ganho de capital.” Veja aqui as condições para declarar um imóvel.

Horário de pico

Se não teve jeito e você vai entregar a declaração nesta sexta-feira, procure evitar os horários de pico.

“É provável que haja uma sobrecarga nos computadores da Receita durante a sexta-feira, o que pode piorar depois das 18 horas”, afirma Shimomoto.