Logo Leandro e CIA

Guedes diz que Simples Nacional será isento da taxação de dividendos

Publicado em:

Capitalist – Economia

 

 

 

 

Em entrevista, ministro afirmou que o Brasil está crescendo na arrecadação de impostos, fator que permite a redução dos tributos.

Durante rápida entrevista à imprensa na portaria do ministério, nesta quarta-feira, 28, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o grupo de empresas integrantes do regime tributário Simples Nacional ficarão de fora do plano de taxação de lucros e dividendos.

Fazem parte da categoria as companhias que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, o equivalente a 20% do total de empresas do país. A isenção da cobrança é vista como um passo estratégico contra as resistências envolvendo o projeto de Reforma Tributária, que muda as diretrizes do Imposto de Renda.

De acordo com o projeto, ainda em discussão no Congresso, haverá o retorno da distribuição dos lucros e dividendos pelas empresas ao seus acionistas por meio de uma alíquota de 20%. Tanto a proposta original quanto o parecer do relator, Celso Sabino (PSD-PA), preveem uma faixa de isenção no valor de até R$ 20 mil por mês.

Ainda durante a entrevista, Guedes reforçou ainda que o Brasil está crescendo mais, principalmente em arrecadação de impostos, que têm sido alta. Segundo ele, isso permite uma redução dos tributos sobre as companhias no próximo ano.

De acordo com o ministro, a previsão é de que a tributação das empresas caia de 24% para 21,5% em 2022 e continue assim no decorrer dos anos seguintes.

 

 

 

 

 

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos lhe ajudar hoje?