Destaque Notícias


Governo quer reduzir alíquota máxima do Imposto de Renda, diz jornal

Passaria de 27,5% para 25%

Informação é da Folha de S.Paulo







A reforma tributária a ser encaminhada pelo governo federal ao Congresso incluirá a redução da alíquota máxima do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Para a pessoa física, a taxa máxima vai passar de 27,5% para 25%. Já para as empresas, cairá de 34% para 25%. O governo também vai ampliar a faixa salarial isenta do pagamento desse tributo.

Depois da reforma da Previdência, a tributária é o 2º item da pauta prioritária da equipe econômica comandada pelo ministro Paulo Guedes (Economia).

A mudança no IR será 1 dos itens dessa reforma, que incluirá também a fusão de 5 tributos federais: PIS, Cofins, IPI, CSLL e IOF. Segundo as projeções do ministério, o novo imposto precisaria ter uma alíquota de cerca de 15%.

O governo ainda apresentará sua proposta de reforma tributária. Enquanto isso, outros 2 projetos já caminham no Congresso com esse objetivo. A visão do Ministério da Economia é que o Legislativo tomou a liderança nesse processo e que o governo precisa encontrar uma forma de fazer o seu texto avançar.